Subespecialidades de Oftalmologia

O que é a Oftalmologia?

A Oftalmologia é a especialidade da Medicina que diagnostica e trata as doenças dos olhos.
Na nossa clínica no Porto temos diversas subespecialidades da Oftalmologia.

CÓRNEA E REFRACTIVA – LASIK OPERAÇÃO MIOPIA

A córnea é a parte mais anterior do olho; trata-se de uma lente transparente à frente da íris e da pupila. Nas ametropias (miopia, hipermetropia e astigmatismo), efetuamos a cirurgia refractiva com Laser – LASIK – para a sua correção. É um procedimento efetuado em ambulatório, isto é, sem internamento, e com anestesia de gotas. No queratocone, após avaliação do doente, usamos lentes de contacto especiais ou cirurgia, nomeadamente Cross Linkage.

OCULOPLÁSTICA

Na consulta de Oculoplástica são identificadas e avaliadas várias patologias das pálpebras, da conjuntiva e das vias lacrimais. As patologias mais frequentes são o entropion, o ectropion, a ptose palpebral, as infeções das vias lacrimais, os tumores benignos ou malignos das pálpebras e as alterações relacionadas com a idade. As pálpebras são estruturas anatómicas importantes, fundamentais para a boa saúde ocular, razão pela qual o diagnóstico atempado destes problemas é importante. O tratamento é muitas vezes cirúrgico nomeadamente as blefaroplastias para correção de excesso de pele palpebral.

GLAUCOMA

O glaucoma é uma doença ocular que afeta o nervo ótico em que usualmente se verifica um aumento da tensão intraocular. Na avaliação do glaucoma utilizamos vários testes, nomeadamente campos visuais, OCT, retinografia, gonioscopia e paquimetria. O tratamento padrão do glaucoma é a medicação anti-glaucomatosa com colírios. Podemos recorrer a outras terapias se não houver controlo da progressão do glaucoma. Usa-se o laser de Yag na iridectomia periférica e o de díodo na trabeculoplastia. Se não houver controlo da tensão intraocular, pode recorrer-se à cirurgia, convencional, a trabeculectomia. A cirurgia minimamente invasiva (MIGS), com implantes de drenagem, tais como Ex-press, é também uma alternativa, assim como a utilização de válvulas, Ahmed, em casos avançados. A prevenção é fundamental no glaucoma. Todas as pessoas devem medir a tensão intraocular com regularidade, particularmente depois dos 40 anos.

OFTALMOLOGIA PEDIÁTRICA E ESTRABISMO

Os olhos das crianças são diferentes dos adultos. Ainda estão em desenvolvimento, após o nascimento, e as patologias são diversas. O estrabismo é uma dessas patologias. A ambliopia (olho preguiçoso) é uma das áreas de maior preocupação, quer seja devida a estrabismo, erros refractivos (graduação de óculos) ou outras patologias oftalmológicas. O rastreio precoce é obrigatório, pois o tempo de atuação é limitado para se obterem bons resultados visuais. No estrabismo das crianças ou adultos faz-se uma avaliação do tipo e grau de desvio ocular. Quando necessário, pode operar-se. Com a técnica de ortóptica faz-se a avaliação motora e sensorial do equilíbrio oculomotor e da avaliação binocular. Pode utilizar-se o ecrã de Hess. Usamos o tratamento ortóptico na insuficiência de convergência e nas perturbações da visão binocular. Mensagem a reter: RASTREIO PRECOCE

Retinografia DMI Retina

RETINA E VÍTREO

Nesta consulta são avaliadas várias patologias do segmento posterior do olho, retina e vítreo. As patologias mais frequentes são: Degenerescência Macular da Idade, Retinopatia Diabética, Oclusão Venosa da Retina, Membranas Epirretinianas, Buraco Macular, Descolamento Posterior do Vítreo, Rasgaduras da Retina e Descolamentos de Retina. O diagnóstico atempado destas patologias é muito importante para o tratamento e prognóstico visual. Este diagnóstico baseia-se, principalmente, na fundoscopia com midríase (dilatação pupilar), na tomografia óptica coerente e na angiografia fluoresceínica. O tratamento depende da patologia em questão e pode incluir laser, cirurgia vitreorretiniana e injeções intravítreas de fármacos.

NEUROFTALMOLOGIA

A neuro-oftalmologia é a subespecialidade que estuda os problemas oftalmológicos relacionados com o sistema nervoso central, sendo que mais de metade do nosso cérebro está envolvido na função visual, nomeadamente na visão e no controlo dos movimento oculares. Alguns dos problemas observados na consulta de neuro-oftalmologia são: Patologia do nervo óptico (nervo que conecta o olho ao cérebro) Doenças do sistema nervoso central com repercussão visual (esclerose múltipla, lesões selares, acidentes vasculares cerebrais, hipertensão intracraniana, entre outras) Disfunção da motilidade ocular Alterações pupilares (assimetria do tamanho das pupilas) Muitas das situações clínicas observadas pelos neuro-oftalmologistas não são preocupantes, mas outras podem provocar uma perda permanente da visão ou serem potencialmente perigosas para a vida, o que determina a importância do diagnóstico e tratamento precoce.

CATARATA

A catarata é uma doença ocular em que se verifica a opacificação do cristalino – a lente do olho. Na avaliação das cataratas são realizados vários testes, nomeadamente a acuidade visual, o teste de sensibilidade ao contraste e o teste de encandeamento, entre outros. A fundoscopia, a retinoscopia e o OCT fazem ainda parte da avaliação pré-operatória. A cirurgia de catarata é a operação de microcirurgia mais praticada na oftalmologia. Durante a intervenção é implantada uma lente intraocular e a anestesia é tópica, isto é, feita somente com gotas, e em regime de ambulatório, ou seja, sem internamento. As lentes intraoculares substituem o cristalino e são muito sofisticadas, podendo ser monofocais, tóricas ou multifocais (premium).

Marcação de Consultas

  • 22 600 65 56
  • 92 501 1 501
  • camposlopes@clinoftal.com
  • Avenida da Boavista, 117 - 6º 4050-115 Porto
  • Oporto Medical Centre
  • Segunda-Feira: 09:00 - 19:30
  • Terça-Feira: 09:00 - 19:30
  • Quarta-Feira: 09:00 - 19:30
  • Quinta-Feira: 09:00 - 19:30
  • Sexta-Feira: 09:00 - 19:30
Optimized with PageSpeed Ninja