SINTOMAS OCULARES

Questões sobre o que sinto nos olhos

Tenho ardência porquê?

O sintoma de ardor é muito frequente e pode estar associado a várias patologias dos olhos nomeadamente conjuntivite, particularmente alérgica, mas também outras com blefarite ou olho seco entre outras.

Os olhos incham-me, qual é a causa?

Ocorre nas conjuntivites e também no hordéolo (treçolho), chalázio e dermatite ou celulite da pele das pálpebras.

Vejo raios de luz?

A causa mais frequente é o descolamento posterior do vítreo, isto é, a gelatina no interior do olho. Raramente pode ser rasgadura ou mesmo descolamento da retina. É obrigatório fazer um exame oftalmológico. Nas enxaquecas a aura pode dar alterações visuais parecidas com os flashes de luz.

Moscas volantes: o que são?

Se vê sombras descritas como moscas ou teias de aranha ou somente vê uma névoa, normalmente são provocadas pelo descolamento posterior do vítreo, mas também podem surgir em situações de hemorragia do vítreo ou uveíte, isto é, inflamação no interior do olho. Tem que se excluir rasgadura ou descolamento de retina em consulta.

E se a minha visão estiver distorcida?

Alterações da graduação ocular, por exemplo, presbiopia, miopia ou astigmatismo adquiridos (por exemplo, cataratas, diabetes) ou doenças da retina central (mácula) por exemplo DMI – degeneração macular da idade -, ou edema macular e doenças da córnea como o queratocone.

Tenho visão dupla?

Se for só de um olho, o mais frequente é a catarata, embora possa acontecer em erros da refração ou doenças da córnea. Se for binocular (ao tapar um olho deixa de ver duplo) pode ser devida a descompensação de estrabismo antigo, problemas da órbita (tiroide) ou paralisias de nervos cranianos. Neste último caso exige um exame oftalmológico urgente, particularmente se acompanhado de sintomas neurológicos.

Porque tenho deslumbramento (glare)?

As causas mais frequentes são as cataratas, particularmente posterior, mas podem surgir em patologias da córnea – a lente anterior do olho.

Vejo halos de luz. Porquê?

Se associados a dor ocular, é uma urgência oftalmológica, e tem de se excluir uma doença chamada glaucoma agudo de ângulo fechado.

Tenho comichão, o que significa?

A principal causa é a conjuntivite particularmente alérgica, embora possa ser de outro tipo. O olho seco e a blefarite – inflamação das pálpebras – também são causas frequentes. Pode ser provocado por problemas relacionados com lentes de contacto e reações ao uso de certas gotas.

Por que razão tenho maior sensibilidade à luz – fotofobia?

Anomalias da córnea, por exemplo, edema e uveítes são as mais frequentes. Mas também pode surgir fotofobia ligeira em casos de conjuntivite.

Porque vejo mal à noite?

Em casos de miopia ou sub-correção da graduação de miopia em glaucoma avançado ou raramente na retinopatia pigmentar (doença hereditária da retina) e deficiência em vitamina A.

Por que razão lacrimejo?

Por problemas palpebrais – alteração da sua posição ou pestanas mal posicionadas. Doenças da conjuntiva ou córnea, nomeadamente corpos estranhos. Obstruções lacrimais em doenças de toda a extensão das vias lacrimais.

Os meus olhos estão vermelhos?

Podem ser problemas das pálpebras, por exemplo as pestanas a roçar no globo ocular, ou da conjuntiva, por exemplo conjuntivites, ou da córnea, por exemplo queratites (infeções da córnea), pterígio (membrana sobre a córnea) entre muitos outros.

Por que razão sinto uma dor ocular?

São inúmeras as causas, por exemplo traumatismos da conjuntiva ou da córnea, inflamações das pálpebras (blefarite, hordéolo – treçolho) na conjuntiva (conjuntivite) ou córnea (queratite), ou inflamação da órbita.

Tenho diminuição da visão, qual é a causa?

É um tema muito vasto. Resumidamente, há dois tipos.

A transitória tem uma duração de menos de vinte e quatro horas. Pode ser edema papilar (segundos) amaurose fugaz (minutos) e enxaqueca (10 a 60 minutos), normalmente associados a outras alterações neuroftalmológicas ou de retina.

Se a duração for superior a um dia, são inúmeras as causas, entre elas necessidade de graduação, cataratas, doenças da córnea e retina

Uma lista de sintomas como esta nunca está completa.

O objetivo é didático e de alerta para problemas mais graves que requerem exame urgente.

Em caso de dúvida, não hesite em contactar-nos.

Marcação de Consultas

  • 22 600 65 56
  • 92 501 1 501
  • camposlopes@clinoftal.com
  • Avenida da Boavista, 117 - 6º 4050-115 Porto
  • Oporto Medical Centre
  • Segunda-Feira: 09:00 - 19:30
  • Terça-Feira: 09:00 - 19:30
  • Quarta-Feira: 09:00 - 19:30
  • Quinta-Feira: 09:00 - 19:30
  • Sexta-Feira: 09:00 - 19:30
Optimized with PageSpeed Ninja