70
Oftalmologista, Dr. Campos Lopes

Dr. Campos Lopes

O ALINHAMENTO DE PLANETAS  – “EPPUR SI MUOVE!”

Dia 28 vai haver um alinhamento de sete planetas, acontecimento astronómico raro, que só se vai repetir em 2594.

O alinhamento é de facto a percepção que nós na terra temos olhando para a eclíptica, (plano de translação dos planetas à volta do Sol) de que os planetas estão alinhados, mas no espaço estão de facto a distâncias muito diferentes.

Fez dia 15 deste mês 461 anos que Galileu nasceu e com ele o método científico

Galileu Galilei foi o grande vulto da revolução científica do século XVII. Estudou o movimento dos corpos no plano inclinado e largando-os da torre de Pisa afirmou que independentemente do seu peso caiam ao mesmo tempo. Anos mais tarde um astronauta americano provou isso mesmo na lua, devido à sua atmosfera rarefeita, e portanto sem o atrito do ar. Dedicou se ao estudo do pêndulo e à trajetória das balas de canhão, em hipérbole.

Ao saber que tinha sido inventada a luneta na Holanda, fez a sua própria mas com maior ampliação – o telescópio. Observou as crateras da lua, as manchas do Sol provando a sua rotação, as fases de Vénus e os satélites de Júpiter, mais tarde designados de galileanos. Ao observar a Via Láctea descobriu que não era poeira na atmosfera mas sim um grande conjunto de estrelas. Estas observações reforçaram a sua convicção de que o mundo não era tão perfeito como Aristóteles o descreveu nem com a terra no centro do Universo como Ptolomeu escreveu no seu tratado Almagesto. Assim acabou com vinte séculos de teoria aristotélica e com o sacrossanto geocentrismo de Ptolomeu.

Sempre teve uma relação tensa com a Igreja mas quando um amigo seu foi nomeado papa publicou o livro “Diálogo sobre os dois grandes sistemas do mundo”, escrito em italiano para abranger um público mais amplo e não em latim como era usual entre os letrados da época. Nele, através de um diálogo entre três personagens, contrapôs a teoria clássica de Aristóteles e Ptolomeu com o heliocentrismo de Copérnico, em forma de diálogo, evitando assim ter de defender a sua posição. Enganou-se por achar que ultrapassaria a Inquisição. O livro foi suspenso de impressão e colocado na lista dos livros proibidos – o Index. Galileu foi julgado pela Inquisição, considerado culpado, forçado a repudiar as suas ideias, e condenado a prisão. Reza a lenda que foi à saída da leitura da sentença que proferiu a sua célebre frase. O livro saiu da lista de obras proibidas em 1888. e somente com o papa João Paulo II, foi criada uma comissão que avaliou o processo durante 13 anos e finalmente, nos 350 anos da publicação do “Diálogo“, considerou que houve erros no tribunal que julgou Galileu.

Como curiosidades para um oftalmologista:

-Galileu estudou Medicina em Pisa, por imposição do pai, até desistir para estudar Matemática e Aristóteles.

-Ao ser o primeiro a usar o telescópio para observação astronómica foi o primeiro a receber fotões na retina vindos diretamente da luz emitida pelas estrelas da nossa galáxia ( mais tarde descobriríamos que era luz do passado, oito minuto atrás no caso do Sol, mas milhares de milhões de anos das galáxias mais afastadas).

-Galileu cegou. Será que o estudo das manchas solares lhe afetou a retina? Aparentemente não, provavelmente foi devida a cataratas ou outra doença degenerativa da idade.

Vamos esperar por boas condições atmosféricas dia 28, sendo que a previsão no Porto é de um dia sem nuvens e com lua nova. Olhando para oeste após o por do sol, inicialmente vai aparecer Marte a sul na constelação Gémeos, com Júpiter abaixo em Touro, logo Vénus e no horizonte Mercúrio. Saturno estará próximo do Sol e difícil de visualizar, assim com Urano e Neptuno somente visíveis com telescópio.

Boas observações.

“Eppur si muove” – no entanto (a Terra ) move-se.

Optimized with PageSpeed Ninja