O que é um Oftalmologista?

A origem da palavra oftalmologista

A palavra oftalmologista vem da raiz grega ὀφθαλμός- oftalmos (olho) e λoγία- logia (estudo de).

O oftalmologista é o médico que diagnostica e trata as doenças dos olhos.

Consulta Oftalmológica

Na consulta o oftalmologista avalia a acuidade visual (visão), a necessidade de graduação (óculos ou lentes de contacto), o segmento anterior (parte visível) do olho, o segmento posterior (retina), os anexos oculares – pálpebras, aparelho lacrimal e órbita (cavidade onde estão os olhos) e o nervo óptico. Estuda-se o equilíbrio oculomotor (visão binocular, estrabismo) e mede-se a tensão intraocular.

Prevenção de doenças Oftalmológicas

A prevenção da perda de visão faz-se com os exames de rastreio.

Glaucoma, cataratas, retinopatia diabética, estrabismo, ambliopia (olho preguiçoso) e degenerescência macular podem provocar perda de visão.

O objetivo do oftalmologista é proteger a sua visão através do diagnóstico e tratamento precoces, assim como detetar doenças em outras partes do corpo que podem afetar os olhos.

Oftalmologista, Dr. Campos Lopes

Dr. Campos Lopes

Oftalmologista

Após a sua formação médica na Universidade do Porto, o Dr. Campos Lopes concluiu a sua especialização como Oftalmologista em vários países anglo-saxónicos, tendo obtido os títulos de Fellow of the Royal College of Surgeons em Edimburgo, Fellow of the Royal College of Ophthalmologists na Grã-Bretanha e Fellow of the European Board of Ophthalmology. Obteve ainda o International Ophthalmologists Education Award da American Academy of Ophthalmology (AAO).

Optimized with PageSpeed Ninja