67

Entropion

Ricardo Dias Oculoplástica
Ricardo Dias, Médico oftalmologista/Oculoplástica

Entrópion

O entrópion da palpebra ocorre quando o bordo palpebral dobra ou roda contra o globo ocular. Os cílios (pestanas), ou a própria pele, esfregam a superfície ocular (córnea e conjuntiva), causando irritação, olho vermelho ou lacrimejo. A irritação pode em alguns casos ser muito incomodativa, e obrigar o doente a procurar tratamento médico numa fase precoce.

Há vários tipos de entrópion: congénito, espástico, cicatricial, involucional.

     O mais frequente é o entrópion involucional, em que o bordo da pálpebra inferior roda contra a superfície ocular por laxidão muscular ou desinserção dos componentes fibrosos e musculares da pálpebra.

 A pálpebra inferior fica instável, roda e esfrega a superfície ocular causando desconforto. É mais frequente depois dos 50 anos de idade, e ocorre quase sempre na pálpebra inferior.

Nas fases iniciais o entrópion pode ser intermitente. Apertar os olhos quando se olha para baixo pode provocar rotação do bordo da pálpebra, evidenciando o diagnóstico.

O tratamento é cirúrgico. A operação nos adultos caloborantes é feita com anestesia local em regime ambulatório (o doente entra e sai no mesmo dia).

Optimized with PageSpeed Ninja