70
Oftalmologista, Dr. Campos Lopes

Dr. Campos Lopes

MIOPIA

A miopia é o erro refractivo (graduação) mais comum. 

 

As imagens estão desfocadas nos míopes porque, com o aumento do globo ocular, vão formar-se à frente da retina.

 

Recentemente tem-se falado mais na miopia porque com o confinamento da Covid-19 a sua incidência parece ter aumentado nas crianças. A exposição prolongada aos ecrãs e telemóveis e a diminuição do tempo fora de casa são a sua causa. Mesmo antes do confinamento a sua incidência já aumentava devido a esses hábitos.

 

O diagnóstico da miopia é feito na consulta por um teste de refração (graduação dos óculos).

 

A correção é feita inicialmente com óculos em que a imagem desfocada que se forma à frente da retina do olho é reposicionada na retina. Mas com o decorrer do tempo a miopia vai aumentando, havendo necessidade de seguimento e correções sucessivas do grau de miopia.

 

Podemos mais tarde corrigir a miopia com lentes de contacto e, quando esta estabilizar, operar com laser.

 

A operação – LASIK – consiste em remodelar a córnea, camada anterior do olho, para corrigir a graduação ocular.

 

Há tratamentos mais recentes, ainda numa fase inicial, que tentam diminuir o grau de progressão da miopia. Baseiam-se na criação de uma zona de desfocagem periférica na retina do olho.  Consistem no uso de óculos multifocais ou lentes de contacto especiais (Misight), ou de gotas (atropina). O seu uso não se encontra ainda generalizado.

 

Resta-nos um melhor controlo dos factores ambientais nas crianças. Isto implica equilibrar o tempo utilizado a usar os olhos para perto e as atividades ao ar livre com exposição solar, que deveriam aumentar. Estou a falar de crianças em idade pré-escolar e escolar.

 

Fica o desafio para os pais: modificarem os hábitos e proporcionarem aos filhos mais tempo fora de casa.

Optimized with PageSpeed Ninja