62

A clínica comemora hoje, dia 2 de dezembro, o seu dia de aniversário.

Na sua biblioteca existem livros novos e antigos, assim como várias coleções de revistas de oftalmologia. Um desses livros é uma edição fac-similada do Tractatus De Oculis de Pedro Hispano.

Pedro Hispano ficou conhecido por ter sido o único Papa português (João XXI), cargo que desempenhou entre 1276 e 1277. Mas, de facto, era médico de formação.

Pedro Julião Rebolo nasceu em Lisboa em 1205 (?), e nesta cidade iniciou os seus estudos. Mais tarde estudou medicina e teologia em França, não se sabendo ao certo se na Universidade de Paris ou de Montpellier.

Entre 1246 e 1252 ensinou medicina na Universidade de Siena, onde escreveu várias obras, entre as quais o Summulae Logicales, que foi um tratado de referência sobre lógica aristotélica nas universidades europeias durante mais de trezentos anos.

O Thesauro Pauperio, que trata de várias doenças e respetivas “curas”, tem centenas de edições e foi traduzido para doze línguas.

Também a obra Tractatus De Oculis – um tratado de oftalmologia – teve uma ampla difusão nas universidades europeias. Conta-se que Michelangelo, aquando da pintura da Capela Sistina, teve problemas nos olhos e recorreu a esta obra para tentar solucioná-los. Existe na Biblioteca Apostólica do Vaticano uma cópia manuscrita pelo punho do artista de um receituário de Pedro Hispano.

Dante, na Divina Comédia, reserva a Pedro Hispano – “o qual luz na terra em doze livros” – um lugar no Paraíso.

Optimized with PageSpeed Ninja