65
Oftalmologista, Dr. Campos Lopes

Dr. Campos Lopes

OLHO SECO – MÁSCARAS

Muito se tem dito e escrito sobre máscaras e olho seco.

O uso de máscara tornou-se vital na prevenção da Covid-19.

O olho seco é uma doença oftalmológica muito prevalente em que há uma deficiência das lágrimas ou uma diminuição da sua qualidade.

Os sintomas habituais são: ardor, sensação de corpo estranho, picadas, olho vermelho ou diminuição da visão.

As lágrimas são um líquido complexo com três camadas: uma mucosa, que “prende” a lágrima ao olho, uma aquosa, a maior, e outra gordurosa, mais superficial que previne a evaporação. Qualquer perturbação destas três camadas afeta o equilíbrio.

A idade e o sexo feminino diminuem a produção de lágrimas, mas doenças como a artrite reumatóide ou medicamentos, incluindo gotas, podem afetar o equilíbrio lacrimal.

O uso de máscara veio criar um problema adicional, particularmente se há um maior fluxo de ar do nariz para os olhos, o que provoca uma maior evaporação das lágrimas.

Hoje fala-se no uso de duas máscaras, mas mais importante é o uso correto e o tipo de máscara.

A CDC – Center for Disease Control and Prevention  de Atlanta, EUA, tem um estudo segundo o qual o uso de máscara dupla diminui o risco de contaminação por Coronavírus e em que refere os filtros usados nas máscaras.

O Dr. Steinemann de Clevland e associado à  AAO , reforça a ideia que idosos já com olho seco e trabalhadores com longas horas ao computador pestanejam 66% menos que o normal.

Atualmente, devido às novas variantes do Coronavírus, é necessário um melhor uso da máscara com boa aposição na face, no nariz, queixo e bochechas, para uma maior proteção, havendo também um menor fluxo de ar para os olhos.

Há uma regra que se aplica no uso de computadores, a regra 20/20/20. A cada 20 minutos, deve olhar por cima do computador para uma distância de 20 pés (6 metros) durante 20 segundos. Esta regra, se associada a um pestanejar consciente e propositado, vai ajudar a manter os olhos mais lubrificados. Adicionalmente, podemos usar lágrimas artificiais.

Em mês de carnaval em confinamento falar de máscaras parece estranho. A mensagem a reter é: melhores máscaras e melhor utilização para proteção contra as novas variantes e para um maior conforto.

Optimized with PageSpeed Ninja