Faz agora um ano que confinámos pela primeira vez por causa da Covid-19.
É uma data curiosa. Na Roma antiga, os idos referiam-se ao meio do mês, o dia 15.
Dia 15 de março – os Idos de Março – é o dia do assassinato de Júlio César, mas também uma expressão que significa ser traído pelos mais próximos.
Júlio César foi um general romano que esteve na península Ibérica e conquistou a Gália. A sua frase Veni, vidi, vici, revela a sua eficácia. Quando Roma esteve perto de uma guerra civil, atravessou o rio Rubicão (que separava a Gália de Itália) com as suas legiões e, contra a lei de Roma, disse: Alea jacta est – os dados (a sorte) estão lançados – e tornou-se ditador perpétuo. Foi assassinado em 44 AC, há dois mil e sessenta e cinco anos, por senadores adversários e fiéis, pois temiam o fim do senado e da república.
William Shakespeare, que como ninguém criou tantas e tão ricas personagens, tornou célebre este episódio e a frase “Até tu, Brutus” na sua tragédia Júlio César.
A sua obra é um hino à europa greco-romana e judaico-cristã, com peças sobre temas clássicos, pagãos e seus contemporâneos.
Shakespeare sempre me fascinou. Na minha viagem de curso estive em Stratford-upon-Avon, terra onde nasceu. Aquando de um congresso em Estocolmo visitei o castelo de Hamlet em Helsingor na Dinamarca. No Porto vi Emma Thompson e Kenneth Branagh em Sonho de uma noite de Verão da Royal Shakespeare Company
Segundo Harold Bloom, conceituado professor de literatura, William Shakespeare é o centro do cânone literário ocidental.
Durante um ano tentamos evitar o coronavírus com as famosas medidas de proteção, tivemos estados de emergência, confinámos, desconfinámos e reconfinámos. Vieram as vacinas em tempo recorde e as novas variantes. Agora discute-se quando desconfinar.
Será que passámos o Rubicão?
Mas o SARS-CoV-2 veio para ficar, e fazer parte do cardápio de vírus com que convivemos. Temos de nos adaptar a ele e criar imunidade, e isso vai acontecer. Com o aumento do número de vacinados estamos cada vez mais próximos da famosa imunidade de grupo.
Post Scriptum: Passar o Rubicão é uma expressão que significa tomar uma decisão arriscada e sem retorno.
É curioso que Júlio César também ficou associado aos nomes do mês de Julho (Julius ), ao calendário Juliano, possivelmente à cesariana e à frase “à mulher de César não basta sê-lo tem de perecê-lo” quando constou que a mulher o traía e, apesar de saber que não era verdade, divorciou-se. Segundo os evangelhos Jesus
Cristo disse “ dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus “ referindo-se à divisão da esfera política e religiosa. Aqui César era o título do Imperador romano do momento. Este título deu mais tarde origem às designações kaiser e czar na Alemanha e Rússia.
Referências:
- The Western Canon, Harold Bloom, Berkley Publishing Group,N.Y. 1994, cap. 2.
- El aessinato de Julio César, Josep Casals, Historia National Geographic nº 195, 6/2020, pág 80.
- Europa-Notre histoire, Etienne François Ed. Arenes 2017 pág 115 Cap I, pág 115.