2020
Em inglês, 2020, para além de designar o ano 2020, também significa em oftalmologia uma visão de 100%, aquilo que em português se define como 10/10.
A visão é o mais complexo dos nossos sentidos.
Medir a visão é somente medir uma porção do que é o todo visual.
Quando se fala em visão de 20/20, ou 10/10, estamos a medir a visão central de pormenor. Mas também temos uma visão periférica, que podemos medir com os campos visuais; esta pode estar afetada no glaucoma.
No olho humano há três receptores de cor; nas aves há 4, o que faz com que tenham uma percepção de cor mais sofisticada. A visão de cor é testada pelos testes cromáticos, que podem detetar o daltonismo.
Existem vários outros testes de avaliação visual. A sensibilidade ao contraste mede a discriminação de escalas de cinzento. A visão de encandeamento (glare) testa a dificuldade de encarar a luz. A visão mesópica avalia a visão em condições de baixa luminosidade. Todos estes testes são importantes na avaliação das cataratas, assim como na carta de condução e na aeronáutica.
A visão de 3D – estereoscópica – tem testes específicos e é usada na avaliação binocular e de estrabismo.
Mas a história da visão e da maneira de a medir não acaba aqui.
A imagem captada pelos olhos é transmitida pelos nervos ópticos e vias ópticas ao cérebro, onde é integrada, e pode ser avaliada pelos testes eletrofisiológicos, obtendo-se como resultado esta maravilhosa percepção visual do mundo.
Boa visão.
Bom 20 20